Pesquisar no Blog

04 abril 2012

Colégio de Presidentes das Subseções debate problemas enfrentados por advogados do interior do Estado


Colégio de Presidentes das Subseções debate problemas enfrentados por advogados do interior do Estado
 
 

O Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MA, realizado em São Luís, no Plenário da Seccional, na última sexta-feira (23/03), foi mais uma oportunidade valiosa de debates e proposições de soluções aos problemas enfrentados pelos advogados do interior do Estado.
 
Logo na abertura, o presidente Mário Macieira comentou sobre os recentes casos de violência contra advogados no Estado, citando o seqüestro relâmpago sofrido pelo presidente da Subseção de Açailândia, Antonio Brito de Morais, e o assassinato do advogado João Ribeiro Lima, inscrito na Subseção de Presidente Dutra, falecido no início do mês, em decorrência de um tiro. O presidente da Subseção de Açailândia teve o veículo, celulares e outros bens levados por três assaltantes que o abordaram na porta de sua residência. “Estava com minha esposa e foi um momento muito difícil, até porque eles queriam entrar na minha residência e lá estavam os meus filhos. Após nossos pedidos para não entrarem na casa, eles levaram o carro e nos deixaram em uma estrada deserta”, relatou o advogado.
 
Durante a reunião, Macieira informou aos presentes que já oficializou à Secretaria de Segurança do Estado pedindo providências para estes e outros casos de violência contra advogados e que também iria solicitar um encontro com o secretário Aluísio Mendes para tratar sobre o assunto.
 
OUTROS TEMAS – Na parte da manhã, o Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MA também trouxe outros temas para serem debatidos entres os dirigentes da Ordem, como o Realinhamento Territorial das Subseções; esclarecimentos sobre o Relatório de Pesquisa do Desempenho das Gestões dos Presidentes das  Subseções; aCampanha do Exercício Regular da Profissão de Advogado e a Situação de Inadimplência dos advogados dos municípios.
 
À tarde, os advogados José Caldas Gois Junior, conselheiro federal pela OAB/MA e Ériko José Domingues, presidente da Comissão de Tecnologia da informação da Seccional, fizeram uma exposição sobre Programa de Justiça Eletrônica (PJE): Inclusão Digital e Banda de Internet nas Comarcas. Ambos esclareceram dúvidas, considerando a realidade das Subseções, com pouca parcela dos advogados tendo acesso à realidade digital. Gois Júnior mencionou tal processo como “avassalador”, defendendo a democratização do acesso à Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário