Pesquisar no Blog

15 dezembro 2009

Projeto que cria Juizados Especiais da Fazenda Pública espera sanção presidencial


A proposta de criação dos Juizados Especiais da Fazenda Pública para processar, conciliar e julgar causas cíveis de interesse dos estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios, até o valor de 60 salários mínimos, foi aprovada pelo Senado e agora aguarda sanção presidencial.


A proposta, de autoria senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi aprovada na forma de substitutivo da Câmara dos Deputados. Os Juizados Especiais da Fazenda Pública serão instalados no prazo de até dois anos da vigência da lei, sendo permitido o aproveitamento total ou parcial das estruturas das atuais Varas da Fazenda Pública.

A proposição, assim, estende aos conflitos entre particulares e os estados e municípios a experiência dos Juizados Especiais Federais, adotada em 2001. Com a aprovação do projeto, será possível impugnar lançamentos fiscais - como o IPTU -, anular multas de trânsito indevidamente aplicadas e atos de postura municipal, entre outras ações. O autor da proposta afirma que não se justifica que justamente esses casos, de grande interesse para aqueles que se sentem lesados pela administração pública, fiquem excluídos do rito célere e econômico dos Juizados Especiais.

Para atuar nos Juizados, serão designados conciliadores, recrutados de preferência entre os bacharéis em Direitos, e juízes leigos escolhidos dentre advogados com mais de dois anos de experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário